Diana Fournier (vivareal)

Diana Fournier (vivareal)

UX Review: Garantindo a qualidade do produto

Case implementado no VivaReal, onde a "Validação de usabilidade" faz parte do processo de desenvolvimento de produto. Com um time de "Research & Usability" o time de Produtos e Engenharia do VivaReal implementou um processo de validação de usabilidade, onde a equipe de pesquisa trabalha em parceria com o UX de cada time para garantir a qualidade das entregas de UI (user interface) e protótipos.
O processo consiste em antes do desenvolvimento de soluções em interface, haja um consumo de dados levantados por meio de pesquisa - dados como resultados de entrevistas, testes de usabilidade e personas.

Após criar a tela ou solução, repassam para a etapa de "Validação e Testes" onde as analistas de usabilidade se encarregam de validar os componentes, textos, acessibilidade e usabilidade do sistema, garantindo assim que toda e qualquer entrega para o time de desenvolvimento tenha o mínimo viável para a realização da tarefa do usuário, diminuindo assim custos de refação e manutenção.

Além disso, nessa etapa são identificados as necessidades de realização de teste de usabilidade e/ou testes A/B. Todo esse processo de "UX Review" tem sido otimizado desde o segundo semestre de 2016 para cada vez mais atender os times que trabalham de forma ágil na entrega de valor.


Sobre a palestrante

Diana Fournier, formada em Design pela Universidade Federal do Amazonas, pós graduada em Mídias Digitais pelo SENAC-SP. Há 7 anos trabalha com Usabilidade, UX design, Arquitetura da Informação e metodologias ágeis.
Já passou por locais como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), Try Consultoria e Pesquisas, Tritone Interativa e Universo Online (UOL).
Atualmente é Analista de Usabilidade Senior no VivaReal e diretora local do UXPA SP (User Experience Professionals Association - Capítulo São Paulo).

linkedin.com/in/dianafournier