Maria Lígia Klokner

Maria Lígia Klokner

Design para Contexto com Machine Learning

Ouvimos muito falar sobre Inteligência Artificial hoje em dia, mas o que isso significa para nós designers? Nesta talk eu vou falar sobre este assunto, explicar de uma maneira simples como um modelo de Machine Learning funciona, e quais perguntas podemos responder com eles. Também vou falar sobre como design e machine learning são mais parecidos do que parece. Ambos utilizam padrões para reconhecer o comportamento dos nossos usuários e existe um grande potencial em trabalhar com ambos.

A chance de ser responsável pelo design de um produto que abrange 43 idiomas e está presente em mais de 220 países, também vem com o desafio de equilibrar a quantidade de informação por pixel. A Booking.com recebe milhões de usuários todos os dias, com diferentes necessidades e objetivos, e nós designers precisamos entender como melhor atendê-los sem trazer mais complexidade ao produto. Também explicarei, dando exemplos reais, como a Booking.com lida com esse problema utilizando o design para potencializar Machine Learning.

A diferença entre fazer design generalizado e design por contexto está em entender quem são seus usuários, qual é sua intenção com o produto e utilizar isso para antecipar suas necessidades sem interromper a experiência. Data Science é uma ferramenta poderosa para atingir esse objetivo, mas sem um design bem projetado por trás a experiência pretendida pode não ser realizada.


Sobre a palestrante

Eu trabalho com isso há 7 anos, 4 destes na Booking.com. Sou apaxionada pelo assunto, e acredito no grande potencial que existe em designers entenderem como trabalhar com IA. Tenho como desafio desmistificar machine learning, e explicá-la como outra ferramenta que podemos utilizar pra chegar mais perto dos nossos usuários.

https://www.linkedin.com/in/marialigiak/