Rafael Imamura

Rafael Imamura

Escrevendo o futuro: transformando a educação através de tecnologia e interação

A tecnologia vem transformando a sociedade em um ritmo impressionante: ritmo esse diferente das escolas e dos produtos e serviços que se propõe a trabalhar com educação. No Brasil, esses meios parecem estar em outra era, onde o uso ainda é muito limitado e se restringe a práticas pedagógicas tradicionais.

No entanto, cada vez mais surgem movimentos que trabalham para ter uma educação mais contextualizada no meio do aluno, com aprendizado ativo e de forma a explorar as capacidades do estudante do século 21. Muitas dessas abordagens utilizam a tecnologia e o design de interações para inovar no desenvolvimento de apps e produtos educacionais, uma das áreas mais quentes no mundo das startups.

A UX dessas abordagens tem que ser bem pensada e saindo dos padrões tradicionais de práticas da escola, fazendo com que os conceitos adotados se apliquem também em outras áreas. Em especial, é importante a busca em tornar o usuário menos passivo nas interações, usando mais da sua atenção e cognição.

Serão apresentados alguns dos conceitos mais importantes para a inovação em experiências de aprendizado - por exemplo, o Movimento Maker -, como transformar eles em interações inteligentes e exemplos de como isso se aplica em projetos já existentes. Venha acompanhar de perto como a mudança através da tecnologia pode impactar no processo de aprendizagem!

Slides da apresentação

Sobre o palestrante

Nascido no Japão, Rafael Eiki é formado Técnico em Informática pelo Colégio Técnico da UNICAMP e estudante de Ciência da Computação na UNICAMP. Teve envolvimento com EdTech desde o Ensino Médio, quando começou a fazer pesquisa na área de Interação Humano-Computador (IHC). Já trabalhou no PlayKids e com projetos de empreendedorismo; hoje é membro do InterHad, um dos maiores grupos de pesquisa em IHC do país.

Criador do Yarner, app educativo e pesquisa que ficou em 4º lugar na maior feira de ciências do mundo e na lista “Top5 apps educacionais de 2016” do Instituto NET Claro Embratel; criador do CooKing, finalista nacional da Imagine Cup 2017, maior competição de tecnologia para estudantes de graduação; e ganhador de 30 prêmios, entre pesquisa, inovação e empreendedorismo, nacionais e internacionais. Já teve a sua pesquisa reconhecido por entidades como a Intel, GoDaddy (ganhador do Web Innovator Award), OEA, UNESCO, Oracle e 3M.

https://www.linkedin.com/in/rafaelimamura/