Tamy Lemos

Tamy Lemos

Isso a TV não mostra! As cabeçadas que dei projetando para SmarTVs

Quando recebi o desafio de trabalhar o redesign da experiência de consumo de vídeos em SmarTVs não fazia ideia do que vinha pela frente. Era muito mais do que uma interface com fontes maiores e atenção ao contraste das cores. Tínhamos um produto multiplataforma (Globosat Play) e um ecossistema de SmarTVs completamente desconhecido. Não existia mais o mundo padronizado e cheio de guidelines que o mobile me proporcionava.

Encaramos diversos inputs de interação do usuário (d-pad, magic remote, voz, touch pad), mais de 6 sistemas operacionais, problemas de performance, acessibilidade, tecnologia nascendo, mercado brasileiro sem forte público e muita muita dificuldade com pesquisas e testes de usabilidade. E somando a tudo isso, o desafio de "concorrer" com a gigante Netflix.

O foco da palestra é compartilhar como nosso time aprendeu com erros: quero mostrar na prática os caminhos que tomamos pra resolver os problemas, e também compartilhar aquilo que não conseguimos resolver. Não ficarei presa a falar só de interação e interfaces, mas de todo ecossistema: estratégia e UX, Dev, fabricantes. Quero tangibilizar para o público os desafios do dia-a-dia, torcendo para aumentarmos a discussão dessa área (UX para apps em SmarTVs) no Brasil.


Slides da apresentação

Sobre a palestrante

Sou UX Designer há 6 anos com MBA em Design Thinking e empreendedorismo. Passei um ano morando em San Francisco (USA) para vivenciar o mercado aquecido e encantador do Silicon Valley . Lá aprendi a ter forte contato com equipes de Dev (principalmente de mulheres que programam <3) e pude ver o boom de novas plataformas e startups trabalhando com inovação.
Retornando ao Brasil, minhas experiências mais recentes são in-house com produtos digitais multiplataforma: mobile, web e smarTVs. Passei 4 anos atuando em uma empresa de web hosting (InfoLink) como coordenadora de Dev e UX, aprendendo a cuidar e criar de uma visão de produto. Atuei em seguida em projetos internos das Lojas Americanas, como foco em mobile e Lean UX.
Atualmente trabalho na área de Plataformas Digitais da Globosat, onde encontro diariamente projetos incríveis multicanais, multiplataformas e multidesafiadores :)

https://www.linkedin.com/in/tamylemos/