Vanessa Marques

Vanessa Marques

Cinco passos essenciais para um workshop de cocriação bem sucedido

Por conta do espírito design thinking que tomou os ambientes corporativos nos últimos anos, os workshops de cocriação passaram a ser onipresentes em projetos de UX. Quando isso aconteceu, meu processo de aprendizado sobre a metodologia correu como tudo na vida: aos trancos e barrancos. Após montar estruturas que pareciam muito eficazes, notei que às vezes elas funcionavam maravilhosamente bem e em outras nem tanto — e a sensação de frustração ocasional fazia com que o processo ganhasse ares de loteria. Com o passar do tempo, fui reunindo peças que funcionavam de forma consistente, e esses rascunhos pessoais acabaram se transformando neste pequeno tratado vivo para um workshop de cocriação bem sucedido.

As cinco diretrizes essenciais são:

1. Tenha tempo, tanto para o preparo quanto para a condução
2. Descubra o perfil dos participantes — e use-o como fio condutor para tudo
3. Conte uma história coerente para seus ouvintes
4. Subir MUITO a barra do benchmark é essencial
5. Ideação: desenvolva um framework para cada projeto

Pretendo contar sobre o meu aprendizado em cada um desses cinco pontos, e quais são as razões que fazem com que sejam tão importantes para qualquer workshop.

Os resultados depois da implementação deste modelo são dinâmicas muito mais consistentes, produtivas e bem sucedidos, tanto para nós designers quanto para os clientes envolvidos.

Slides apresentação:

Palestra apresentada na UXConf2018 (20/05/2018, Porto Alegre) sobre aprendizados à respeito de processos cocriativos.


Sobre a palestrante

Cursei Design Industrial no Mackenzie e fiz pós-graduação em Mídias Interativas no Senac, onde realizei minha tese de conclusão de curso sobre Antropologia Digital. Frequentei ainda o curso Digital Acceleration (Hyper Island), onde tive a oportunidade de conhecer novos métodos para a realização de projetos HCD. Liderei por 7 anos o time de UX na Almap BBDO, onde trabalhei com produtos digitais para Volkswagen e Havaianas. Estou na Try há dois e meio como líder de um dos núcleos de UX, trabalhando com projetos desde as etapas de pesquisa às entregas finais de interface.

https://www.linkedin.com/in/vanessamarques/