Elisa Volpato

Elisa Volpato

UX Research: as melhores práticas de times de pesquisa em produtos digitais

Para entender melhor como é o trabalho de UX Research em empresas, resolvi fazer o que eu sei, como pesquisadora: entrevistar pessoas. Para isso, conversei com pessoas que trabalham com UX Research em algumas das empresas de produtos digitais de maior sucesso no Brasil.

Até o momento desta submissão já falei com GetNinjas, Quinto Andar, Creditas e PagSeguro. A meta é falar com pelo menos 10 empresas e entender o que elas fazem de melhor em pesquisas com usuários para que isso sirva de inspiração para outros profissionais.

Nesta palestra pretendo compartilhar os aprendizados das conversas: como são os times de pesquisa, como resolveram as dificuldades comuns no dia-a-dia e quais as práticas mais interessantes,

O projeto ainda está em andamento, mas alguns temas têm sido recorrentes:

- A diferença entre Research e Research Ops;
- Todo mundo sabe fazer pesquisa?
- Como melhorar a qualidade das pesquisas feitas na empresa e criar padrões;
- A área de pesquisa X maturidade de design da empresa;
- De testes rápidos de validação a pesquisas exploratórias mais estruturadas;
- Como envolver outras áreas da empresa durante o campo, na comunicação dos resultados e na tomada de decisão com base nas descobertas;
- Ansiedade de informação: como preservar as descobertas de pesquisas ao longo do tempo com atomic research / nuggets.


Sobre a pessoa palestrante

Estudei jornalismo e fiz pós-graduação em pesquisa de mercado pela USP. Não cheguei a ser jornalista, porque descobri logo que gostava mesmo era de pesquisa. Trabalho com UX desde 2005, principalmente com pesquisa e usabilidade. Já passei por consultoria, agência de publicidade, produto e banco. Em 2015 virei co-fundadora e CPO do TESTR, plataforma de teste de usabilidade ágil que já ganhou 5 prêmios. Em 2020 comecei como pesquisadora de experiência do usuário na Magnetis.
Também sou professora no IED e Tera. Já treinei mais de 500 pessoas para fazer teste de usabilidade. Em 2018 fui escolhida como profissional de UX do ano pela Abradi.

https://www.linkedin.com/in/elisavolpato/