Leandro Novaes

Leandro Novaes

O que veio depois do Design Critique? Design Jam e como projetamos atingindo o potencial máximo do time

Em 2018, implementamos design critiques como prática frequente no QuintoAndar, para promover alinhamento e desenvolver segurança emocional entre designers.

Estamos crescendo rápido, ao mesmo tempo sempre revisando e iterando nosso processo de design, foi assim que percebemos uma nova oportunidade. Atualmente, a maior parte dos designers no QuintoAndar trabalha sozinha em squads, lidando com desafios, contextos e usuários completamente diferentes. Nesse cenário, é difícil atingir o potencial máximo ao sintetizar problemas e começar a desenvolver soluções porque pouco aproveitamos a capacidade do olhar do grupo. Ao mesmo tempo, dinâmicas como design sprints muitas vezes não se adequam a nossas agendas.

Foi assim que nasceu a design jam: uma dinâmica onde designers de diferentes squads se reúne por um curto período para focar em um único problema, colaborativamente explorando estratégias e soluções.

Quero compartilhar como implementamos design jams no QuintoAndar e o impacto que conseguimos gerar em nosso trabalho por meio desse processo.


Sobre o palestrante

Trabalho como designer focado na experiência do usuário há 8 anos e tive experiências no mundo das agências, editorial, educacional, desenvolvimento de jogos e startups. Já passei por desafios como estruturar uma visão de design em uma pequena startup, ser um time de uma pessoa só e, atualmente, ajudar a desenhar um time de design que é referência.

Sou formado em Design de Interfaces Digitais pelo Centro Universitário Senac e atualmente atuo como Product Design Lead no QuintoAndar, ao lado de um time de designers de produto de alta performance.

https://www.linkedin.com/in/leandronovaes/