Daniel Gamarano

Ensino em design para além do efêmero: preparando designers para um contexto de mudança

A discussão sobre educação emerge como ponto crucial, diante da proliferação do ensino digital, da disseminação de cursos e do distanciamento das universidades das demandas do mercado e das expectativas em torno do UX. Essa realidade se torna ainda mais evidente em face das rápidas transformações de negócio, da crescente influência da IA e das incertezas atuais da profissão.

Observamos um fluxo significativo de profissionais migrando para o UX, seja por meio de transições de carreira ou por meio de formações adicionais. No entanto, é imperativo que a educação transcenda uma abordagem meramente instrumental, centrada apenas na habilidade de construir interfaces no Figma, redigir textos no ChatGPT ou utilizar templates no Miro. Ela precisa evoluir (e se adaptar) para uma proposta que efetivamente dialogue com as mudanças em curso no campo do design.

O objetivo da palestra é refletir sobre o ensino, a partir do estudo de caso do programa de estágio feito em uma consultoria de produtos digitais de BH (MG), responsável pela formação de soft e hard skills de 38 jovens. Na palestra, serão compartilhadas as lições aprendidas da proposta educacional de design alinhada ao mercado.


Sobre a pessoa palestrante

Doutorando em Design (UEMG, 2020-24), Mestre em Design (UEMG, 2018), Especialista em Design de Interação (PUC MINAS, 2020), Bacharel em Design de Produto (UEMG/ Politecnico di Milano, 2014). Profissional com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de produtos no contexto industrial e digital. Atualmente, é professor do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do Ibmec BH, e Design Lead na Rethink Tecnologia.

https://www.linkedin.com/in/daniel-gamarano/