Felipe Diniz (Noodles Instant Design)

Felipe Diniz (Noodles Instant Design)

O Design como meio de inovação para a cidade

Escolhi fazer uma pesquisa sobre como aplicar o Design como meio de inovação para a cidade. Visitei a Finlândia em outubro, onde conheci Jane Vita e estudei Service Design for Cities na Laurea University em Helsinki. Ao retornar dei seguimento na pesquisa e decidi me aproximar dos projetos que usam dos conceitos de Design e Experiência e Interação na cidade. A pesquisa tem objetivo de extrair resultados conclusivos de como pode-se inovar uma cidade e seu ecosistema.

A pesquisa é para o termino do curso na Belas Artes em São Paulo e servirá como forma de ingresso no mestrado de Arquitetura e Design na FAU/USP.
A mesma está em andamento, recebi a oportunidade de ser o primeiro no Brasil a aplicar e testar uma metodologia de Estocolmo chamada (Method Kit for cities).
Gostaria de compartilhar o que pude extrair desta pesquisa até então. Além de ter muita relação de experiência além do digital.

Abaixo um breve resumo:

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema do Projeto
Design como Meio de inovação para a cidade.
O Design é uma ferramenta poderosa para resolver problemas, compreender pessoas, colocá-las ou tirá-las de sua zona de conforto, criar experiências que façam sentido e melhorem a forma com que vivemos. É preciso criar bases, estruturas, processos, protocolos que harmonizem o homem e suas relações com os espaços, natureza, com o dinheiro, com as instituições e com todo o ecossistema de serviços ao qual estamos imersos. O objetivo do design de serviços é tornar o mundo por meio da interação, um lugar mais agradável, desejável, relevante, simplificado, mais prático, acessível e inclusivo.

1.2 Problema
Sabemos que em todo Brasil há um grande problema entre interação entre pessoas e os espaços públicos da cidade. Isso acontece devido ao fato de não haver relação afetiva, as pessoas não pertencem ao espaço e por isso não se importam com os efeitos causados por ela mesma. Neste momento, vamos abordar a pesquisa com foco nas grandes metrópoles do país.

O problema sempre está localizado nas formas de interação entre a sociedade e os espaços públicos, que quase sempre não são planejados para ser acessíveis a todos os tipos de pessoas. Isso porque a cidade é desenvolvida pelo governo, sem se quer envolver o desejo de experiência dos que nela habitam. Uma cidade moderna e integrada precisa ser pensada e desenvolvida para atender as necessidades da população, muita das vezes o órgão público perde a noção da tamanha proporção do estado.

2
1.3 Hipóteses

• Os governos, prefeituras não conseguem olhar para cidade como pequenos fragmentos organizacionais, dar conhecimento, autonomia e incentivo para que a população crise seus próprios espaços.
• É preciso atrair pessoas para apoiar na construção da cidade desejável e acessível.
• Deve-se fazer isso por meio de subgrupos que juntos vão juntos co-criar os espaços, usando design como conceito em dinâmicas que têm se mostrado eficazes na resolução de problemas em outros países desenvolvidos (Ex Finlândia).

3 Objetivos

1.4 Objetivo Geral
Compreender como uma cidade integrada se relaciona por meio do design e propor novas soluções de relação e experiência para grandes cidades de países emergentes. Discutir os problemas junto com a população e mostrar porque a cidade precisa de todos para ser criada para todos. Por meio do conceito de design podemos desenvolver o sentimento de pertencimento aos espaços públicos e conscientizar a população para cuidar dos espaços que elas criaram para si próprias.

1.5 Objetivos Específicos
a) Desenvolver o sentimento de pertencimento na população;
b) Integrar a cidade facilitar os processos de implementação de novos projetos;
c) Identificar e trazer soluções para os bairros locais da cidade por meio das opiniões do coletivo;
d) Considerar qual as técnicas existentes e definir a que melhor se adapte ao projeto; e) Aproximar a população as ações do governo por meio de informativos;
f) Integrar a cidade por meio de práticas do design de serviços.

1.6 Justificativa
Quando a cidade cresce precisa ser integrada com o todo. É preciso mostrar que para melhorar todos devem exercer seu papel e ter o seu espaço do jeito que deve ser. O conceito de cidade na américa latina, em específico na grande metrópole São Paulo vem sido desenvolvido por autoridade governamental. Os governos não pesquisam, nem consultam a população para desenhar os serviços públicos. A cidade chegou no momento de ser repensada e construída por todos. É preciso disseminar e propagar a cultura do design para se criar os serviços.


Sobre o palestrante

Sócio e Visual Designer na Noodles Instant Design.
Designer estratégico, entusiasta de UX e apaixonado por interface.
Formado em Design Gráfico, Pós-graduando em Direção de Arte em Comunicação em Belas artes de São Paulo. Estudo Branding Innovation em TAMK University e Service Design em Laurea University, Finlândia.
Foi mentor no Circuito Startup SP, HackAmbev.
Mentor oficial do Startup Weekend by Google Entrepreneurs:
Edição SW São Carlos: http://sao-carlos.up.co/events/9143
Edição SW IOT São Paulo: http://www.up.co/communities/brazil/sao-paulo/startup-weekend/9026

linkedin.com/in/felipe-diniz-9b843673/