Raquel Cordeiro (ViiBus)

Raquel Cordeiro (ViiBus)

Acessibilidade na internet das coisas

Com o crescimento de novas tecnologias, internet das coisas e cidades inteligentes, projetar a experiência do usuário se tornou muito mais complexo. A interação humano-computador é feita de diversas formas: o computador não fica apenas na mesa, o usuário não interage apenas com um mouse ou um teclado. Os objetos se tornaram inteligentes e projetar nessas condições significa pensar novas possibilidades.

E se além desse novo contexto o usuário ainda for deficiente visual? O desafio de entender o público-alvo fica ainda mais difícil, pois não vivenciamos todos os obstáculos que eles enfrentam. Conseguir criar uma experiência para alguém que percebe o mundo de uma maneira diferente da sua é o grande desafio desses projetos. O objetivo desta palestra é mostrar essas questões na prática. Como exemplo temos o projeto do ViiBus - ponto de ônibus inteligente para deficientes visuais -, no qual tivemos contato com várias dificuldades e aprendizados.

A partir desse caso, serão mostradas as etapas do processo de criação, como foram solucionados os problemas e como podemos pensar no futuro da interação inclusiva. O fluxo de trabalho, que funcionava para projetos não inclusivos, não se adequava ao ViiBus. Então, durante o processo, foram surgindo algumas perguntas: como fazer uma análise de similares em algo tão inovador? Como prototipar de uma forma rápida, barata e acessível? Como testar em uma linguagem que você não entende?

A experiência real e digital será cada vez mais integrada no futuro. O desafio é explorarmos essas novas tecnologias trazendo soluções que possam facilitar, dar independência e inclusão para qualquer usuário.


Slides
https://pt.slideshare.net/raquelccordeiro/acessibilidade-na-internet-das-coisas


Sobre a palestrante

Raquel é designer formada pela UFRJ, pós graduada pela Universidad Pompeu Fabra, mestra pela Esdi e certificada em UX pelo Nielsen Norman Group. Trabalhou por 9 anos no jornal O Globo, deu aula de Usabilidade e Marketing digital na faculdade Infnet e hoje desenvolve o ViiBus, projeto vencedor do Desafio Cisco de Inovação Urbana, que buscou soluções para o Rio de Janeiro como legado olímpico de uma cidade inteligente.

linkedin.com/in/raquel-cordeiro/