Caroline Guilherme

Caroline Guilherme

Como incentivar o empoderamento feminino me fez uma designer melhor?

Há um ano e meio eu participo da organização de encontros e workshops focados no empoderamento feminino dentro da empresa. Essa experiência hoje se reflete em como lido com projetos de Design.

Durante toda a minha formação como designer, eu aprendi a entender cada desvio da interação como um problema. Para resolvê-los eu precisava identificar, iterar, testar, desenvolver e lançar.

Quando eu comecei como uma das organizadora do projeto SER (sigla para Sororidade, Empoderamento e Respeito), eu achei que seria como um projeto de design e que tudo era uma questão de educação. E que assim que resolvesse isso, o projeto teria fim. Mal sabia como eu estava enganada.

Os resultados e os não resultados que tive ao longo de todos os encontros do SER transformaram não apenas a maneira que eu lido com o tema no dia a dia, mas também a forma como crio os meus próprios designs para cada projeto.

Nessa talk eu vou explicar os aprendizados que tive sobre os pilares do grupo do SER: confidencialidade, a comunicação e o comprometimento. Então pretendo dizer o que eu adotei para o meu trabalho, qual foi o Impacto que eu tive, e também o que eu deixei de fazer e como eu acredito que foram essas mudanças me fizeram ser uma designer melhor do que eu era.


Sobre a palestrante

Hoje eu atuo como Designer de Interação desde 2010 e tenho como objetivo transformar necessidades e desafios em grande oportunidades de conquista através de ótimas experiências. Acredito que o Design não estará completo sem incluir o conhecimento das diversas áreas presentes durante o desenvolvimento.
Trabalho atualmente na Resultados Digitais, desde 2016, e realizei diversos projetos de UX e User research para o sistema principal da empresa. Anteriormente trabalhei por 4 anos em empresas de software como a Arca Solutions e Lecom em Bauru-SP como designer atuando desde concepts de novos produtos quanto em desenvolvimento final de front-end.
No inicio da minha carreira participei de vários concursos e me destaque com resultados de pesquisa e me tornando três vezes finalista da competição mundial de informática sediada pela Microsoft, o ImagineCup.

https://www.linkedin.com/in/carolineguilherme/