Guilhermo Reis

Guilhermo Reis

Guilhermo Reis fará um workshop e uma palestra na UXConf BR 2018.

Workshop: 
Experiência multi-device: projetando para TVs, mobile, smartwatchs e mais

17 de maio de 2018, das 13:00 às 19:00
Carga horária: 6 horas

Estamos vivendo uma explosão cambriana de devices. Nunca antes tivemos um período tão criativo em que surgiram tantos dispositivos diferentes em tão pouco tempo.

O bom e velho desktop não reina mais absoluto. Agora o usuário divide a sua atenção com outros bichos como smartphones, tablets, Smart TVs, Smart Watchs, terminais de auto-atendimento e diversos outros dispositivos conectados.

E os produtos digitais atuais necessitam conviver nessa rica fauna. Precisam deixar de serem projetados para um único tipo de device e sim para um ecossistema de dispositivos diferentes, acessados conforme a conveniência e comportamento dos seus clientes.

Nesse workshop Guilhermo Reis compartilhará suas experiências de projetos multi-devices.

Conteúdos

  • Breve resumo dos devices existentes no mercado
  • Diretrizes de usabilidade para:
    • Smartphone e Tablet
    • Smart TV
    • Smartwatch
    • Terminais de auto-atendimento
  • Recomendações para projetos de UX multi-device
  • Exercício prático: projetar um aplicativo multi-device

Palestra:
Desafios de UX para aplicativos de vídeo

O vídeo digital mudou de forma arrebatadora as formas e hábitos de assistir a televisão, agora podemos assistir aos nossos programas favoritos onde e quando quisermos.

Esta mudança trouxe novos desafios de UX: desenvolver aplicativos de vídeo multi-device que estendam a experiência oferecida pelas emissoras de TV para atender as novas demandas e comportamentos dos telespectadores. Esta apresentação irá mostrar os desafios para desenvolver aplicativos de vídeo on demand ilustrando com o case do Globo Play.

Criado em 2015 , o Globo Play é a plataforma de vídeo on demand da TV Globo disponível em smartphones, tablets, desktops e Smart TVs. Esse aplicativo permite assistir ao conteúdo oficial da emissora, como novelas, séries, programas de humor, jornalismo, esportes, variedades e realities.

Por ser um local de inovação, o Globo Play já realizou diversos experimentos envolvendo publicação antecipada, novos formatos de conteúdos, interações com vídeo e machine learning.

Ao final será apresentada uma visão do futuro da TV Digital.

Sobre o palestrante/ministrante

Guilhermo Reis é especialista em User Experience (UX) e produtos digitais. Atualmente é Gerente de Plataforma VOD na TV Globo, responsável pela UX do Globo Play. Coordenou diversos projetos de design de interação de sites, portais, intranet, celular, Smart TV e caixa eletrônico em empresas como Catho, WebMotors, Banco Real, Santander, Try, Sensormatic e Unilever. Ministra oficinas de Arquitetura de Informação e Usabilidade e disciplinas sobre esses temas em cursos de pós-graduação. Graduado em Engenharia Elétrica, pós-graduação em Marketing e mestre em Ciência da Informação.

https://www.linkedin.com/in/guilhermo/