Ingrid Rodrigues

Ingrid Rodrigues

Aplicativo "Teste Seu Cérebro" e a inclusão de idosos no mundo digital

Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, observa-se um maior número de idosos portadores de alguma demência, especialmente o Alzheimer. Estima-se que hoje existem cerca de 35,5 milhões de pessoas portadoras da doença, e em 20 anos este número pode dobrar.

Em 2014 entrei para o BEPiD (Brazilian Education Program for iOS Development), onde eu e mais três colegas desenvolvemos um aplicativo chamado Teste Seu Cérebro, em parceria com o InsCer (Instituto do Cérebro) e as neuropsicólogas Mirna Portuguez e Sabine Marroni.
O aplicativo testa funções cognitivas do idoso, através de jogos e testes interativos, e ao final mostra um resultado em forma de semáforo, com o índice de risco que o idoso tem de estar apresentando sinais iniciais da doença de Alzheimer.

A usabilidade foi um dos nossos maiores desafios, visto que estávamos lidando com um público que não está acostumado a "lidar com tecnologia". Inicialmente fizemos um aplicativo muito sofisticado, mas no decorrer dos testes de usabilidade percebemos que estava causando um desconforto ao ser utilizado. Desde o tamanho das fontes até as cores e localização de botões.

Hoje o aplicativo está sendo validado pelo comitê de ética e aplicado em trabalho de mestrado de uma aluna da PUCRS. Assim que validado, alcançaremos o maior número de pessoas para ajudar a mudar esta triste realidade.


Sobre a palestrante

Sou apaixonada por design, tecnologia, inovação e suas possibilidades.
Trabalho com desenvolvimento front-end desde 2008. A paixão pelo design nasceu no mesmo ano, e desde então estou sempre em busca de mais conhecimento e técnicas para apresentar as melhores soluções aos meus clientes. Em 2010 me formei no curso Técnico em Informática pela QI, em 2016 concluí o Bacharel em Sistemas de Informação pela PUCRS e hoje faço MBA em Inovação em Design de Serviços na Unilasalle.

https://www.linkedin.com/in/ingridlouise/