Rafael Brandão

Rafael Brandão

O papel do UX Designer na criação de Interfaces Conversacionais: Chatbots e Interfaces por voz

O material é a versão revisada e atualizada da apresentação realizada no ISA Floripa 2017 e que abriu o palco principal do evento, no Community Day. Agora, além dos Chatbots, a apresentação conta com o processo de criação de interfaces por voz como Alexa, Siri e Cortana. Além de reforçar a argumentação que esse tipo de iniciativa demanda muito do Designer de Experiência do Usuário, especialmente pela complexidade na interface de voz (e idioma) com os usuários.

Nosso trabalho, como designers, engloba desde a tomada de decisão por se fazer tal iniciativa, em detrimento de outras soluções, bem como em todas as etapas do processo: roteiro, árvore de decisões, prototipação, testes, produção, acompanhamento e retroalimentação.

A partir de workshop realizado junto à equipe da RG/A de NY, parte do IxDA Interaction 17, na mesma cidade, a apresentação elabora como o Designer de Experiência do Usuário deve exercer um olhar crítico na tomada de decisões e execução de Interfaces Conversacionais, além de sugerir uma abordagem metodológica para que o trabalho seja realizado, trazendo exemplos de cases reais, como o Chatbot do Rock in Rio 2017 produzido pelo canal Multishow.

Slides da apresentação


Sobre o palestrante

Rafael Brandão é UX Designer graduado em Publicidade e Propaganda pela ECO/ UFRJ e pós-graduado pelo IME/ UERJ. Mestre em Design pela ESDI/ UERJ e IADE Creative University de Lisboa - Portugal. Trabalha desde 2004 em Agências de Propaganda, Escritórios de Design e atualmente é Lead UX Designer na Globosat. Foi responsável pelos produtos digitais na cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, para o SporTV, bem como aplicativos Humor Multishow, Globosat Play, Telecine Play e Premiere Play. Há dois anos se juntou ao time de professores da Miami Ad School/ RJ, ministrando a disciplina Conceitos Interativos e em 2017 passou a fazer parte do time local do IxDA – Capítulo Rio de Janeiro, responsável pela Comunicação App e Web do International Latin America 2018.

https://www.linkedin.com/in/rafaelbrandao/