Ricardo Couto

Ricardo Couto

UX + economia comportamental: uma relação complexa e conturbada

A Economia Comportamental tem sido um assunto bastante falado nos últimos tempos devido à sua importância em relação aos esclarecimentos sobre os processos de tomada de decisão que sofrem influências psicológicas, emocionais, conscientes, inconscientes e situacionais e que afetam muito o ser humano em suas escolhas.

A ideia é discutir como exploramos os comportamentos chamados "irracionais” que são a base dos estudos na economia comportamental. Pretendo explorar um pouco dos vieses cognitivos, que são aquelas incoerências que todos tomamos no processo de tomada de decisão e que geralmente surgem quando estamos interpretando informações de forma difusa - praticamente a todo minuto.

Este tema é bastante atual e o foco da economia comportamental geralmente é na área econômica e finanças. No entanto, os conhecimentos gerados por essa área podem se aplicar a absolutamente quaisquer áreas, inclusive produtos e serviços - aqueles com os quais a maioria dos profissionais de UX trabalham todos os dias.

A palestra que pretendo apresentar se baseia em discutir:
1. Como a cognição não é algo cerebral mas corpóreo e ambiental;
2. Até que ponto ser "irracional" é bom;
3. O que são vieses cognitivos, afinal;
4. Como os vieses se aplicam na criação de produtos e serviços.



Sobre o palestrante

Apaixonado por construir artefatos digitais elegantes, esteticamente cativantes e, sobretudo, úteis. Fundador e líder da Semantics. Mentor na aceleradora de startups ACE e na TechMall (MG). Local Leader da IxDA SP e Membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação. Estudei no mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE) e sou mestrando em Ciência da Informação (USP). Fiz especializações em Design da Informação, Docência do Ensino Superior e Tecnologia em Educação a Distância. Atuo profissionalmente em projetos de todos os portes, já tendo como clientes Google, Motorola, Governo Federal, Vivo, BASF, Claro, Banco do Brasil, Itaú-Unibanco, Caixa Econômica Federal, GVT, Ingresso.com, UOL, Grupo Fleury, SerasaExperian, Tim, Movistar, Terra, WebMotors e Syngenta, entre outros.

https://www.linkedin.com/in/coutoricardo/