Whide Assis

Whide Assis

Prototipação em VR. Falhar e aprender rapidamente

Hoje a prototipação tornou-se um fator estratégico na exceção de um projeto digital, e isso não é diferente em VR, onde é necessário ter uma boa visibilidade do produto para iniciar uma empreitada nessa plataforma.

Sabemos que a tecnologia VR já marca presença no mercado tecnológico, no entanto ainda é um investimento alto e de certa forma de pouco acesso a grande massa.

Para desenvolver um conteúdo VR, é necessário analisar e validar muitos pontos, como: escopo do projeto, recursos humanos, tempo, viabilidade técnica e é claro o ponto de vista do negócio.

Também pode requerer muito mais que simplesmente um time de UI/UX e desenvolvedores. Pode necessitar por exemplo de um time de artistas: concepts arts, artista 3D, entre outros, que pode muitas vezes inviabilizar o projeto.

No Sidia Samsung estamos constantemente disseminando técnicas e melhorias de Prototipação em todos os projetos, isso tem nos trazido ótimos resultados em curto espaço de tempo. Essa inserção trouxe mudança de mindset em todos os envolvidos no projeto, onde foi possível identificar problemas antes mesmo de eles acontecerem.

Os times de Design e Desenvolvimento aumentaram sua proximidade, interação e velocidade. Pois os protótipos servem como entregáveis, acelerando o desenvolvimento, bem como eliminando documentações e especificações desnecessárias, que normalmente só são entregues com algum tempo depois do Time de desenvolvimento já ter começado.


Sobre o palestrante

Olá!
Me chamo Whide Barbosa, tenho 7 anos de experiência em Design.
Atualmente sou Visual / Interaction Designer no Instituto de Tecnologia Sidia Samsung. E tenho atuado em projetos de Realidade Virtual, meu principal trabalho que estive envolvido é o VR Healthcare desenvolvido em parceria com o Hospital Albert Einsten.
Fui docente de informática no Senac AM, após alguns anos fui realocado para o time de Design da FECOMERCIO AM, responsável pelo sistema Sesc/Senac no Amazonas.
Confira mais em meu LinkedIn ;)

https://www.linkedin.com/in/whidebarbosa/