Clécio Bachini

Clécio Bachini

Empatia Seletiva e Invisibilidade Conveniente

Impraticável pensar nos processos de UX de Design de Interação sem falar em empatia. Tornou-se a palavra preferida para gerar aproximação com o cliente. Mas, trabalhando com acessibilidade e minorias, notamos que em pouquíssimas oportunidades a abordagem de Design Universal é realmente aplicada.

Muitas vezes escondida sob o pretexto de cumprir metas comerciais, personas de menor visibilidade como pessoas com deficiência ou em condições sociais diferentes do padrão imposto são completamente ignoradas. Essa invisibilidade, que confortavelmente reflete a sociedade para a maior partes do contratantes, é absolutamente conveniente para facilitar o processo de concepção e pesquisa de um produto ou serviço.

Por outro lado, pensando em aspecto absolutamente profissionais, como lidar empaticamente com contratantes que desenvolvem produtos ou serviços que conflitam drasticamente com nossos valores pessoais? A empatia deve ser seletiva? Enquanto muitos profissionais de UX já atingiram posições diferenciadas e podem ter o privilégio de selecionar clientes e projetos, outros ainda precisam fazer o que lhes é oferecido, muitas vezes causando conflitos entre seus princípios éticos e seu profissionalismo.

Nessa palestra discutiremos se estamos construindo produtos e serviços para nossos egos, para o palco, para agradar o investidor criando guetos de alívio de consciência, ou estamos realmente exercendo o papel de incluir todos as pessoas que possam beneficiar-se destas soluções, gerando conscientemente um afluxo de consumidores potenciais, porém marginalizados.

Sobre o palestrante

Sou Cientista de Computação, Sócio da Soyuz há 20 anos. Sempre estudei IHC, e por isso foi um caminho natural para UX de Design de Interação. Sou diretor do UXPA-SP ao lado de gente maravilhosa.
Já colaboramos com grandes empresas em centenas de projetos, mas realmente nos orgulhamos do nosso trabalho em educação junto com empresas como UNOi Educação, Santillana, Celso Lisboa, Moderna e Liga Solidária. Sou co-autor do livro Open Web Platform, fui professor do Centro Paula Souza e palestrei de dezenas de eventos.

https://www.linkedin.com/in/cbachini/