Patricia Prado

Patricia Prado

Polícia Militar, qual a sua emergência? Inteligência artificial e UX otimizando o atendimento do 190

No Brasil, existem mais de 20 números para emergências e, segundo a pesquisa realizada pela equipe, a maioria das pessoas reconhece com mais rapidez o 190 da Polícia Militar. Por isso, é a instituição que mais recebe ligações, das 4 mil ligações/dia apenas 300 são ocorrências emergenciais de fato.

A Central Regional de Emergências da PM em Florianópolis tem uma equipe de 47 pessoas distribuídas em 4 turnos para realizar os atendimentos. Além do elevado custo de manutenção dessa infraestrutura, as pessoas envolvidas no processo são diretamente impactadas pela rotina desgastante, pois 92% das ligações atendidas não são ocorrências de fato.

Esta apresentação visa compartilhar o processo utilizado na construção da Assistente de Atendimento Virtual Humanizado - ISA, tendo como fio condutor o UX Research com base tecnológica de inteligência artificial.

Sobre a palestrante

Sou co-fundadora da Ideativo Design, além de atuar como consultora de UX na Softplan e professora no curso de graduação e pós-graduação em Design da Univali. Me especializei em UX pela UFSC e, atualmente, sou mestranda em Design na UDESC. Minha pesquisa trata de interfaces e interações comunicacionais. Nas horas vagas, escrevo para veículos especializados em UX, organizo eventos na área, cuido dos meus gatos e tento tocar violão.

Trabalho com UX há 12 anos. Entre os trabalhos que desenvolvi, estão projetos para inteligência em segurança pública, deep learning para saúde e área educacional. Também dou suporte à transição de sistemas legados para novas abordagens e tecnologias tendo o UX como base. Além disso fomento a transformação de mindset nas áreas jurídica, saúde e segurança pública.

https://www.linkedin.com/in/prbprado/