Rafael Burity

Rafael Burity

Indo audaciosamente onde nenhum outro designer esteve: A trajetória da transformação cultural de uma empresa com raízes militares através do design

Quando você se encontra em uma grande empresa e recebe o desafio de ser o primeiro designer de uma de suas coligadas, de mais de 35 anos no mercado militar, a dúvida e insegurança são sentimentos comuns. Alguns objetivos surgem e se tornam seu rumo, como: Construir a visão de design e montar um time, transformando, assim, a cultura do lugar.

Sem dúvida, o maior obstáculo para o design é o desalinhamento da proposta de valor da empresa. Hoje, pessoas compram a cultura da empresa, sejam elas consumidores e clientes, sejam seus funcionários, por isso acreditamos na ciência do design centrado no Ser Humano e no seu poder de transformação.

Mostrarei, com exemplos práticos, como o time de design cresceu e tem provocado o mapeamento da cultura de uma empresa conservadora, através de 3 pilares estratégicos. Aprendendo com erros e desafios de implementar a cultura buscamos os espaços de oportunidade dentro da empresa para podermos ajudar de maneira estratégica o design da organização. Passarei pelas etapas desta busca, sendo agentes influenciadores e transformadores. Mostrarei como temos quebrado verdades absolutas e nos espalhado por todas as esferas da empresa, mostrando que cultura, propósito e estratégia são a base para qualquer negócio prosperar. Acreditamos em ser a mudança que queremos ver.

Sobre o palestrante

Um designer solucionador de problemas, com mais de 14 anos de experiência, sempre buscando unir o objetivo do negócio com o desejo do usuário. Atualmente focado na disseminação da cultura da experiência do usuário para o mercado corporativo, atuando como Head de UX na Atech, uma empresa do Grupo Embraer. É mentor, na Awari, de profissionais em mudança de carreira com o objetivo de transformar a mentalidade de mercado.

Formado em Ciência da Computação, especialista em Arquitetura de Informação, atuou no mercado publicitário, além de passagens por InfoGlobo e Embraer.

https://www.linkedin.com/in/rafaelburity/