Rodrigo Lemes

Rodrigo Lemes

A importância da gestão de pessoas e a liderança de design - Case de atuação

Essa palestra consiste em apresentar ações do dia a dia na liderança de design e gestão de pessoas dentro de uma empresa.

O que é necessário no papel de um líder de design, em manter as conexões estratégicas e além disso, capacitar profissionais de design para a aquisição e evolução na maestria de UX.

A palestra apresentará elementos chaves para essa gestão, ressaltando alguns itens como:


- A importância da cultura de design dentro da empresa, que deve ser aplicada e viralizada através de cada designer não importando o nível e a hierarquia dentro da organização.
- Como o conceito do Modelo Farther de gestão e acompanhamento usando feedback, formação, engajamento e reinvenção são fundamentais para a construção de times de alta performance.
- Como técnicas como o Design Sparring pode contribuir no amadurecimento e integração de equipes.
- Como funciona o mapeamento de habilidades, a análise de SWOT e a criação de indices de experiência profissional de designers, para o alinhamento de objetivos de carreira e crescimento dentro da empresa.
- E a definição de papéis e sua importância para uma atuação horizontal e focada em problemas mais práticos e entregas de qualidade.


Tudo isso, foi levantado como um case que hoje é aplicado em algumas equipes dentro da empresa que eu atuo, mostrando resultados efetivos no desenvolvimento dos profissionais que participaram.


Sobre o palestrante

Gerente de UX no Itaú Unibanco, especialista em gestão de design e marketing, possui mais de 20 anos na área de design. Atuou como líder em empresas como Samsung, Movile, Venturus/Compal em Taiwan, valor Econômico e Ci&T/Johnson&Johnson US. Outra paixão é ser professor (2001), em universidades ministrou disciplinas de design e palestras voltados para a importância e o papel dos designers dentro de empresas. Com o seu canal do Youtube, DesignTeam, também evangeliza inovação, carreira e desenvolvimento do design no mercado brasileiro.

https://www.linkedin.com/in/rodrigolemes/