Thaly Sanches

Thaly Sanches

Projetando questionários inclusivos e diversos para pesquisas online

Por muito tempo os profissionais de design precisavam fazer projetos para um público mais "padrão" , seguindo o perfil de pessoa cis branca heterossexual sem deficiência ou qualquer neurodivergência. Contudo hoje temos uma maior preocupação de projetarmos soluções mais acessíveis para todos os públicos, e isso inclui projetar pesquisas mais inclusivas com o objetivo de entender esse público mais diverso.

A palestra tem o objetivo de apresentar como montar questionários online que sejam inclusivos, tanto para pessoas cis, trans, pessoas trans não binárias, como projetar o questionário para evitar que "trolls" de internet preencham só para atrapalhar( por exemplo escrever helicóptero em gênero), como usar a linguagem neutra de uma forma que não atrapalhe os leitores de tela e não exclua pessoas de baixa visão da pesquisa. Como montar um formulário de uma forma que evite o usuário escrever "brasileiro" em etnia. Também é importante ressaltar quando devemos perguntar o gênero da pessoa, pois as vezes pedimos informações que de fato não são tão importantes.

Durante a palestra falarei um pouco da experiência que tive ao realizar uma pesquisa para o projeto "Among Frontiers" jogo de impacto social focado em diversidade e representatividade de minorias. Também falarei da experiência com a pesquisa do projeto "Extra Life" app que usa gamificação e realidade aumentada para motivar pessoas com depressão.

Sobre o palestrante

Empreendedore social, game designer e product manager. Desenvolve projetos de tecnologia de impacto social com foco em representatividade, diversidade, inclusão e saúde mental.

Hoje tenho meu negócio social "Extra Life" plataforma digital que usa gamificação e realidade aumentada para motivar pessoas com depressão. Organizo o evento "Impacta - Tecnologias para impacto social". Também sou product manager do Todxs app da ong TODXS, integrante da Games For Change America Latina, embaixadore Choice e palestrante em assuntos ligados a diversidade, inclusão, gamificação, UX e jogos.

Já passei por programas de aceleração da Social Good Brasil, focado em como usar dados e pensamento analítico para impacto social, e também dou algumas consultorias e mentorias sobre diversidade e inclusão, principalmente voltados para LGBTQ+ (em especial pessoas trans).

https://www.linkedin.com/in/impactdesigner/