Gabryella Correia

Boas práticas do Design Participativo para desenvolvimento de projetos com temáticas sensíveis

O design participativo é uma metodologia que propõe, através de uma diversidade de ferramentas, a possibilidade de trazer o usuário final para dentro do processo de Design, pois acredita-se que o mesmo é capaz de identificar seus medos e motivações. Através de uma participação ativa no desenvolvimento, o PD possibilita ao usuário atribuir ao processo suas vivências pessoais e viabilizar a criação de soluções.

O PD se propõe a criar um espaço onde o usuário, designers e outros stakeholders se aprofundem um determinado tema, explorem os problemas mapeados e levantem soluções. Além do contexto mais óbvio e objetivo – gerar soluções, a metodologia explora e possibilita maior imersão, conexão e empatia pelo tema em questão, o Design Participativo traz sensibilidade ao processo e traz sinergia aos participantes do processo – seja ele vivente dessa realidade ou não.

Partindo desse contexto, trazemos aqui as principais conclusões tiradas a partir do processo de Design Participativo aplicado ao desenvolvimento de soluções para viventes com HIV, um compilado de boas práticas para a aplicação desse tipo de metodologia à temáticas sensíveis e a importância da abordagem utilizada no PD.


Sobre a pessoa palestrante

Gabryella é designer por formação e especialista em Design de interação para artefatos digitais. Atualmente trabalha como Designer de Produtos na Loft, pensando soluções para o mercado imobiliário. Já atuou como Designer de Produtos em contextos de fintech, saúde, privacidade, logística e desenvolveu pesquisas com viés em impacto social.

https://www.linkedin.com/in/gcorreiab/