Lucas Schutz
Voz & Tom: Como saber o que seu texto está sentindo?
A Voz da marca é uma extensão da personalidade, uma tradução prática do posicionamento de mercado criado para o produto o serviço que se quer vender. Qual o propósito de definir uma voz sem saber se ela está efetivamente sendo usada, e sendo compreendida, como deveria? Como saber se a definição de sentimentos da Voz da marca está chegando como deveria nas pessoas?
Definições desse tipo impactam em muitas fases do negócio, influenciam diretamente na variação de tom usada nas mensagens e, consequentemente, nos resultados do negócio. Como solução, criei um método de trabalho de análise de percepção de sentimentos transmitidos por textos. Utilizando a roda das emoções, análise de conteúdo e dinâmicas em grupo, o método traz uma análise quantitativa da percepção de sentimentos e emoções de um texto, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e embasando definições de Voz e variações de tom de uma marca.
Reduzir as assimetrias na percepção do sentido de um texto e dar mais consistência e certeza para a produção de conteúdo para sites, apps e chatbots pode facilitar a compreensão da mensagem como um todo. O propósito, seja ele qual for, só existe se ele for compreendido. E só é lembrado se for sentido. Por isso, é necessário saber como seus textos estão sendo sentidos.
Sobre a pessoa palestrante
Comecei a carreira como redator publicitário, sempre trabalhando com redes sociais e digital, e sempre senti falta de dar um passo a mais em tudo o que eu fazia.
Esse passo foi dado quando comecei a trabalhar no Banco Neon, onde fui responsável por definir o posicionamento e criar toda a experiência de conteúdo da marca. Depois, passei pela BeeTech, reposicionando e criando a voz da BeeCâmbio, e redefinindo a experiência de conteúdo da Remessa Online. Também passei pela Contabilizei, Laboratório de Inovação do SPC, Iti Itaú, onde trabalhei definindo a Voz da marca, e atualmente sou o mais antigo Designer de Conteúdo da Creditas.
Na Creditas desenvolvi um método de definição de Voz para marcas e sou líder de um time com 6 Designers de Conteúdo.