Mayara Bione

Mayara Bione

Tecnologia no combate à violência doméstica

Segundo dados da PCSVDFMulher, mulheres que sofrem violência doméstica faltam em média 18 dias de trabalho por ano, gerando uma perda de massa salarial de 1 bilhão de reais. Essa mesma mulher que sofre também recebe 10% a menos que uma colega de trabalho que realiza a mesma função e tem mais chances de ser demitida com menos de 1 ano em uma empresa.

A independência financeira é fator determinante para que vítimas de violência doméstica consigam romper o ciclo abusivo. Como projetar uma solução que permita um ambiente de trabalho acolhedor e amigo das mulheres, além de as manter em seus empregos?

A Tina é uma canal de atendimento web, acessível tanto por computador quanto por smartphone, para o ambiente corporativo. Tem o objetivo de atender e orientar funcionárias que sofrem qualquer tipo de violência: doméstica, sexual e/ou moral no ambiente de trabalho. A funcionária que tiver passando por alguma situação de violência, vai encontrar no canal uma assistente social especializada em violência para ajudar a romper a situação violenta em casa ou no ambiente de trabalho. O atendimento visa orientar, direcionar e informar a funcionária para superar o problema. Todo o atendimento funciona via chat e os relatos podem ser feitos de forma anônima.


Sobre a pessoa palestrante

Atualmente atuo como designer no CESAR e anteriormente era UX Designer no Mete a colher, uma startup em Recife que desenvolve tecnologia para combater a violência contra as mulheres, conectando vítimas de violência à voluntários e oferecendo soluções para empresas que buscam prevenir e combater violência doméstica e assédio contra mulheres no ambiente de trabalho. Me formei em Design na UFPE, e sou pós graduanda em Design de Interação para Artefatos Digitais na CESAR School.

https://www.linkedin.com/in/mayarabione