Daniela Escobar Arco

A telemedicina em tempos de mudança: Uma solução adaptável

A pandemia possibilitou a descoberta da telemedicina e todas as vantagens que ela possui para que as pessoas tenham maior acesso à saúde. Porém com a volta à realidade, a adesão à telemedicina caiu drasticamente e as pessoas voltaram ao atendimento presencial, com isso, foi-nos apresentado um novo desafio: como tornar a telemedicina num ponto de contato de maior valor na vida dos nossos pacientes a partir da criação de serviços e nos adaptando a essa nova realidade.

Investigamos, elaboramos hipóteses e experimentamos para validar a demanda de serviços pediátricos à noite, o que nos permitiu lançar a telemedicina pediátrica noturna, onde aprendemos a escalar novos produtos e continuamos investigando as novas necessidades dos pacientes.

Foi assim que nasceu mais tarde o modelo de atendimento de tele-urgência, que complementamos com um modelo híbrido no próprio serviço de emergência presencial e que até agora tem nos ajudado a nos desvincular da infraestrutura, nos adaptar às novas necessidades dos pacientes, prestar um serviço de alto valor, reduzir 42 horas diárias de atendimento no box e descongestionar os serviços de emergência em um momento epidemiológico crítico do ano.


Sobre a pessoa palestrante

Eu me formei como comunicadora digital e multimídia, tenho diplomas em design de serviços pela Universidade Católica de Santiago, arquitetura da informação e experiência do usuário, e estou atualmente cursando um mestrado em métodos de pesquisa. Atualmente, sou manager de Experiência do Usuário na Clínica Alemã há 3 anos e anteriormente fui Designer Sênior de Experiência do Usuário na LATAM Airlines.

https://www.linkedin.com/in/dnlescobar/