Alice Tavares
O Impacto do Data-Driven Design no Futuro do UX
A era digital transformou radicalmente a forma como interagimos com a tecnologia, especialmente com dispositivos interconectados. Estes dispositivos são equipados com sistemas de geolocalização, sensores e acesso à internet, tornando-se essenciais em nossas vidas.
Do ponto de vista do Design, essa realidade traz o desafio de como utilizar eficientemente a massa de dados gerados. A abordagem Data-Driven Design (DDD) surge como uma solução ao utilizar técnicas que quantificam o uso de produtos e serviços ao permitir uma análise mais precisa de padrões de comportamento das pessoas usuárias. Dessa forma, é facilitada a identificação de problemas e a tomada de decisões em projetos de design.
Nessa palestra entenderemos o que é o DDD, quais as implicações e desafios que o UX Designer enfrentará ao integrar dados de maneira ética e eficaz em seus projetos. E quais experiências e adaptações esperadas pela pessoa designer para aplicar métodos DDD em seu cotidiano.
Sobre a pessoa palestrante
Pesquisadora em Design e Tecnologia, com ênfase em UX, inteligência artificial e etnografia digital. Doutoranda na UERJ/ESDI, investigo o papel de agentes de IA na identificação de bolhas informacionais e na promoção de autorreflexão. Professora de Design de Interação na ESDI/UERJ e pesquisadora no MediaLab UERJ e no Instituto Nacional de Tecnologia (INT-RJ), com foco em usabilidade e acessibilidade aplicadas a tecnologias assistivas.