Erika Campos

Lideranças vulneráveis e o papel da emoção na inovação

Trabalhamos com contextos cada vez mais complexos, onde o avanço da tecnologia abre oportunidades ao mesmo tempo em que fecha outras. A tecnologia é a base para a excelência operacional e a Inteligência artificial é uma realidade, que transforma continuamente o nosso dia a dia. Inovar é, então, o principal diferencial estratégico para criação de valor. Sem inovação contínua, não há sobrevivência no mercado.

Quando crianças somos ensinados que o sucesso vem ao cometer o menor número de erros. Erguemos defesas emocionais para nos proteger. No local de trabalho deixamos de tentar algo novo, dar ideias, com medo de errar, perder o emprego ou não sermos queridos. Mas Inovação é emocional! Vulnerabilidade implica em grandes riscos, incertezas e exposição emocional, mas sem coragem pra enfrentar esses medos, não há criatividade ou inovação.

Nesta palestra vamos entender por que precisamos, começando pelos líderes, estar abertos a sentir desconforto, ser vulneráveis, encorajar o fracasso para inovar. É necessário entender e enfrentar o que provoca emoções ruins para construir um ambiente emocionalmente seguro. Vamos conversar sobre como provocar emoções positivas e gerar inovação?


Sobre a pessoa palestrante

Erika Campos é Design Lead na RedePos, Consultora, Mentora na ADPList.org e Pesquisadora em Recife-PE. Há mais de 19 anos trabalha em projetos de inovação e produtos digitais para empresas como Motorola, Samsung, Neoenergia e Prefeitura do Recife. É Mestre em Design pela CESAR School e doutoranda na UFPE. Jornalista e Designer de formação, há 6 anos é professora na CESAR School, onde deu aulas na graduação, pós-graduação e Mestrado em Design e leciona no curso Design Para Não Designers.

https://www.linkedin.com/in/erikamcampos/